Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni
Infraordem: Furnariides
 Sibley, Ahlquist & Monroe, 1988
Parvordem: Furnariida
Superfamília: Furnarioidea
 Gray, 1840
Família: Furnariidae
 Gray, 1840
Subfamília: Synallaxiinae
 De Selys-Longchamps, 1839
Espécie: S. maluroides

Nome Científico

Spartonoica maluroides
(d'Orbigny & Lafresnaye, 1837)

Nome em Inglês

Bay-capped Wren-Spinetail


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Quase Ameaçada

Fotos Sons

Boininha

A Boininha é uma ave passeriforme da família Furnariidae.

Nome Científico

Seu nome científico significa:​ do (grego) sparton = arbusto, capim; e oikos, oikeö = habitar, morar; e do (grego) malos = macio; e oura = cauda; ​maluroides​ = parecido com ave do gênero Malurus. ⇒ (Ave) que habita os arbustos e é parecida com as do gênero Malurus.

Características

Mede entre 14 e 14,5 centímetros de comprimento e pesa em média 10,5 gramas. A parte superior é de coloração areia, intensamente manchado de preto na nuca e no manto. A coroa é castanha, com uma linha superciliar esbranquiçada. Asas com coloração canela na base das penas de voo. Cauda longa com penas espetadas e desgastadas nas pontas, a coloração da cauda é principalmente marrom. A parte inferior é esbranquiçada com os flancos esbranquiçados ou bege. A íris é clara esbranquiçada ou azul pálida. A maxila é negra e a mandíbula é rosada com a ponta escura. Tarsos e pés são rosados.

Subespécies

Espécie monotípica (não são reconhecidas subespécies).
(Clements checklist, 2014).

Alimentação

Se alimenta de invertebrados, principalmente insetos e artrópodes que captura vasculhando a vegetação. Normalmente Forrageia sozinho.

Reprodução

O ninho é construído com galhos e ervas, localizados perto do chão ciperáceas dentro profundos e juncos. É o único furnariideo que constrói um ninho aberto (Vaurie 1980), embora alguns autores têm descrito como um ninho fechado (Narosky 1973). Os ovos são ovais ou pontiagudo-ovaladas. A cor de fundo é branco e a textura da superfície é lisa, moderadamente brilhante. Um ovo é colocado a cada dia. A postura varia de dois a quatro ovos. O período de incubação é de 13 dias e os filhotes permanecem no ninho entre 11 e 14 dias (Llambias et al. 2009).

Hábitos

É provável que este especialista em habitats úmidos tenha uma população pequena e severamente fragmentada, e pode estar em declínio devido à drenagem e à degradação das zonas húmidas para a evolução da agricultura. É, portanto, considerado quase ameaçado de extinção.

Distribuição Geográfica

Espécie exclusiva do sul da América do Sul, ocorre desde a Patagônia na Argentina até o sul do Brasil. No Brasil, é frequente na região costeira do Rio Grande do Sul e foi encontrada em Laguna, sul de Santa Catarina. Provavelmente ocorra em outras áreas na região do complexo de lagoas costeiras do sul catarinense.

Referências

Consulta bibliográfica sobre as subespécies:

Galeria de Fotos